Holanda fecha 2012 com défice de 4,1%

A Holanda, quinta maior economia da zona euro, fechou 2012 com um défice de 4,1% do Produto Interno Bruto (PIB) e uma dívida pública de 71,2% do PIB, informou hoje o gabinete de estatísticas do país.


O défice e a dívida ultrapassaram os padrões europeus (3% do PIB para o défice e 60% do PIB na dívida pública) pelo quarto ano consecutivo, assinalou o organismo que gere as estatísticas holandesas.

Apesar de acima dos padrões europeus, o défice holandês tem vindo a cair desde 2009: na ocasião, era de 5,6% do PIB, que decresceu para 5,1% em 2010 e 4,5% em 2011, números acima dos 4,1% hoje apontados para 2012.

O Governo holandês anunciou no começo do mês que está a preparar novas medidas de austeridade, no valor de 4,3 mil milhões de euros, para implementar no próximo ano, de forma a permitir ao país cumprir os limites do défice exigidos pela União Europeia.

"Precisamos de medidas adicionais em 2014 para meter na ordem as finanças do Governo", revelou então o primeiro-ministro Mark Rutte.

Este novo pacote de austeridade vai ser implementado a par dos cortes orçamentais de 16 mil milhões de euros já definidos para os próximos quatro anos na Holanda.

"Estou otimista. O objetivo final é atacar os problemas que temos na Holanda", afirmou Mark Rutte.

PUB

Premium

A viatura da Junta de Freguesia do Pilar da Bretanha operou sem licença desde 2023. Denúncia feita pelo atual executivo, que suspendeu o serviço na sexta-feira