Açoriano Oriental
Hezbollah anuncia que vai aderir à trégua temporária decretada em Gaza

O grupo xiita libanês Hezbollah vai aderir à trégua humanitária de quatro dias entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas, numa pausa temporária na troca de disparos com Israel que decorre há seis semanas no sul do Líbano.

Hezbollah anuncia que vai aderir à trégua temporária decretada em Gaza

Autor: Lusa

Uma fonte próxima do Hezbollah, citada pela agência noticiosa Efe, assegurou que o movimento xiita respeitará o acordo alcançado pelo seu aliado Hamas e também vai respeitar a trégua de quatro dias, apesar de ainda não ter sido emitido um anúncio oficial.

O acordo inclui a libertação de 50 mulheres e crianças civis retidos na Faixa de Gaza em troca de 150 palestinianos detidos em prisões israelitas, e uma trégua temporária que poderá aumentar substancialmente a entrada de ajuda humanitária para o enclave.

Na manhã de hoje, o Hezbollah anunciou que o seu líder, Hassan Nasrallah, se reuniu em território libanês com altos responsáveis do Hamas para abordar os últimos desenvolvimentos da guerra em Gaza, e as formas de atuação das duas formações no atual contexto.

Desde o início do conflito entre o grupo palestiniano e Israel, em 07 de outubro, a formação libanesa tem estado envolvida em frequentes ataques cruzados com as forças israelitas a partir do seu lado da fronteira, até ao momento contidos geograficamente, mas com crescente intensidade.

Nasrallah reconheceu que estas operações têm por objetivo forçar o Estado judaico a desviar recursos que poderia utilizar contra a Faixa de Gaza, apesar de não excluir a eventualidade de uma guerra aberta a partir da frente libanesa.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados