Açoriano Oriental
Entrevista
“Há um desperdício muito grande de ideias”
O PPM que se senta pela primeira vez na ALRRA dá nota positiva ao aumento da representatividade e nota negativa ao PS que acusa de estar ‘blindado’ às propostas da oposição.
Carregando o video...

Autor: Olímpia Granada

Qual o balanço que faz da primeira sessão legislativa que agora termina na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), iniciada em Novembro último?
Acho que este dinamismo que as novas forças políticas introduziram no Parlamento, além das que já lá estavam, obviamente, tem sido muito positivo para o debate parlamentar. Na medida em que o debate é mais aprofundado, é mais plural, vê-se também pelo número de iniciativas legislativas que é muitíssimo superior – há até aqui uma concorrência sã entre as diversas forças políticas no sentido de apresentarem iniciativas, de apresentarem soluções ao Parlamento e por inerência à sociedade açoriana e faço um balanço muito positivo do que significou este pluralismo parlamentar.
Já não tenho um balanço tão positivo da parte da actuação do Governo Regional e do Grupo Parlamentar maioritário, o do Partido Socialista, em relação à integração dessas propostas. Eu considero que o PS comete um erro gravíssimo… Em 1996 chegou ao poder, lembro-me perfeitamente porque era dirigente de outro partido político na altura, com uma abertura muito grande à sociedade e uma frescura de ideias muito grande e hoje em dia o que se nota é que o Partido Socialista está completamente blindado às outras iniciativas. É impossível que 98% das iniciativas políticas dos diversos partidos sejam más ou não possam ser integradas naquele que é o esforço de todos nós, o de tornar os Açores melhores e de ser efectivamente uma voz diversificada para todos os sectores da sociedade açoriana. Eu próprio tenho votado propostas do Bloco de Esquerda, do PCP, do CDS, do PS muitas vezes, do PSD quando acho que são boas propostas. O negativo é que há um desperdício muito grande de ideias.

 
E no que a iniciativas e temas debatidos diz respeito, quais destaca?
Nós vamos continuar a apresentar ideias inovadoras, boas ideias para a sociedade açoriana. O nosso maior desafio é continuar a manter este ritmo de trabalho que é difícil porque não temos um grande staff  e eu tenho grandes dificuldades em conseguir informar-me sobre os assuntos todos e conseguir estar a um bom nível na agricultura, na educação, no desporto… portanto é uma grande exigência para as representações parlamentares, sobretudo. Mas vou tentar manter este nível de trabalho e algum nível de criatividade Em segundo lugar, espero por uma nova fase política em que o Partido Socialista chegue à conclusão que é necessário uma abertura à sociedade… se quer ter qualquer hipótese de disputar as eleições em 2012 então considero que nessa fase que penso que vai começar para o ano, a partir de 2010, o Partido Socialista tenha uma postura diferente e penso que vai ter…

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados