Greve nacional cancela dezenas de voos e comboios na Bélgica

Dezenas de voos e dois em cada três comboios foram cancelados em Bruxelas devido à greve nacional convocada pelos três maiores sindicatos da Bélgica em defesa de “pensões mais decentes”.



“No aeroporto de Bruxelas-Zaventem, o maior do país, foram cancelados 40% dos voos programados para o dia, de partida e de chegada”, disse à agência de Notícias France Presse um porta-voz da empresa que gere o aeroporto.

A Brussels Airlines já tinha indicado no sábado que foi obrigada a cancelar preventivamente "50% dos seus voos europeus" para manter os de longo curso.

Em Charles de Roi, o segundo aeroporto do país e o primeiro ‘hub’ da Ryanair no continente europeu, "são esperados atrasos significativos e não estão descartados cancelamentos", segundo a operadora.

A greve foi convocada pelos três maiores sindicatos da Bélgica - FGTB (socialista), CSC (cristão) e CGSLB (liberal) - e está prevista uma manifestação para hoje de manhã em Bruxelas.


PUB

No segundo dia do julgamento das ex-auxiliares de educação acusadas de maus-tratos a crianças da creche da Casa do Povo de Rabo de Peixe, o tribunal ouviu educadoras e outras funcionárias. Juiz considerou que estas também deviam estar sentadas no banco dos réus, ao terem permitido que os maus tratos às crianças se prolongassem no tempo