Governo dos Açores inicia visita à ilha Graciosa na segunda-feira

O Governo dos Açores inicia na segunda-feira uma visita à Graciosa, cumprindo assim o Estatuto Político Administrativo da região, que obriga o Executivo Regional a ir a todas as ilhas, pelo menos, uma vez por ano.


 

Esta será a segunda visita estatutária do Governo de Vasco Cordeiro, que tomou posse em novembro, depois da ida a São Jorge no mês passado.

Tal como aconteceu em São Jorge, os membros do Governo Regional receberão os habitantes da Graciosa que manifestarem essa vontade, na terça-feira, a partir das 18:30, na Escola Básica e Secundária da vila de Santa Cruz.

"Este momento permitirá um contacto mais direto no âmbito de uma política de proximidade que o Governo dos Açores pretende implementar nas visitas estatutárias a realizar ao longo dos próximos quatro anos", lê-se numa nota oficial divulgada na véspera da visita a São Jorge.

Durante estes dois dias na Graciosa, o Governo Regional reúne-se ainda com o Conselho de Ilha e, tal como estabelece o Estatuto Político-Administrativo dos Açores, haverá ainda uma reunião do Conselho do Governo.

No artigo 87.º, o Estatuto Político-Administrativo dos Açores define as "visitas obrigatórias do Governo Regional", estabelecendo que o Executivo "visita cada uma das ilhas da Região pelo menos uma vez por ano" e que "o Conselho do Governo Regional reúne na ilha visitada".

Quanto aos Conselhos de Ilha, são órgãos consultivos que integram os presidentes das câmaras e das assembleias municipais, deputados das assembleias municipais e representantes de associações e movimentos sindicais, empresariais e agrícolas de cada ilha dos Açores.

Ao longo destes dois dias, o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, o vice-presidente, Sérgio Ávila, e os secretários visitarão ainda obras, instituições e outras entidades da Graciosa.

A Graciosa tem cera de 4.390 habitantes, segundo o censo de 2011, vivendo a maioria na sede do único concelho da ilha, a vila de Santa Cruz da Graciosa.

PUB