Açoriano Oriental
Governo dos Açores inicia segunda-feira visita estatutária à ilha de Santa Maria

O Governo açoriano inicia na segunda-feira uma visita estatutária a Santa Maria durante a qual, entre outras iniciativas, inaugura uma incubadora na ilha resultante da requalificação das antigas oficinas ligadas à aeronáutica.

Governo dos Açores inicia segunda-feira visita estatutária à ilha de Santa Maria

Autor: AO Online/ Lusa

Segundo uma nota hoje divulgada pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GACS), no primeiro dia da visita o presidente do Governo regional socialista, Vasco Cordeiro, vai presidir à cerimónia de inauguração da Incubadora de Empresas do Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial de Santa Maria, reunindo depois com o autarca da Câmara Municipal de Vila do Porto, Carlos Rodrigues, a que se segue a reunião do executivo açoriano com o Conselho de Ilha.

A Incubadora de Empresas do Centro de Desenvolvimento e Inovação da ilha representou "um investimento de cerca de 2,2 milhões de euros que resultou da requalificação das antigas Oficinas Gerais ligadas à aeronáutica", segundo indica a nota enviada às redações.

Já na manhã de terça-feira, Vasco Cordeiro visita várias habitações devolutas nos denominados ‘Bairros do Aeroporto’ que vão ser recuperadas, "num investimento de cerca de 355 mil euros", presidindo depois à apresentação do programa “Vigilante da Natureza Júnior dos Açores” aos alunos e professores da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, uma iniciativa que tem como objetivo "a preservação do património natural e é dirigida a crianças e jovens entre os 8 e os 15 anos", adianta ainda a nota.

Na terça-feira à tarde, o presidente do Governo açoriano inaugura a primeira fase da beneficiação do Caminho Rural do Facho, que "melhora os acessos a três dezenas de explorações agrícolas", e participa num convívio com idosos marienses, terminando este dia com a habitual reunião do Conselho do Governo.

Na quarta-feira, último dia da visita estatutária a Santa Maria, Vasco Cordeiro preside, de manhã, à entrega de diplomas dos Cursos de Aquisição Básica de Competências (ABC) do 2.º e do 3.º Ciclo e de certificados da formação de Inglês, numa cerimónia que "assinala também a abertura de duas novas turmas de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), envolvendo mais de duas dezenas de formandos".

O programa da visita a Santa Maria, como habitualmente, inclui ainda visitas dos membros do Governo dos Açores a investimentos em curso na ilha, além de reuniões com várias entidades e instituições locais.

Entre algumas das iniciativas que constam do programa hoje divulgado está a assinatura do compromisso de criação da Rede Local de Intervenção do concelho de Vila do Porto e a apresentação do projeto de prevenção e monitorização do risco de queda de idosos no domicílio, que será implementado na USI (Unidade de Saúde da Ilha) de Santa Maria.

O programa desta visita estatutária inclui ainda, como acontece desde o início da anterior legislatura, um período em que os membros do Governo açoriano estão disponíveis para receber os Marienses que lhes pretendam colocar diretamente as suas questões, numa iniciativa que pretende "reforçar a política de proximidade com os açorianos", informa ainda a nota.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados