Açoriano Oriental
Governo dos Açores garante para breve pagamento de apoio a liquidez de empresários

O presidente do Governo Regional dos Açores garantiu que brevemente vão ser feitos os pagamentos do programa Apoiar.PT, de apoio à liquidez das empresas, nomeadamente para as da ilha de São Jorge afetadas pela crise sismovulcânica.

Governo dos Açores garante para breve pagamento de apoio a liquidez de empresários

Autor: Lusa/AO Online

“Até ao fim desta semana ou, o mais tardar, no início da próxima, asseguramos o pagamento do Apoiar.PT”, disse José Manuel Bolieiro, chefe do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, no fim de uma reunião com o presidente da Câmara da Calheta.

Bolieiro frisou ainda que o turismo naquela ilha está “com números fantásticos, iguais ou superiores aos de 2019 [pré-pandemia covid-19 e antes de começar a crise sismovulcânica, a 19 de março deste ano].

O Governo dos Açores iniciou hoje a segunda visita estatutária desta legislatura à ilha de São Jorge onde, desde 19 de março até segunda-feira, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) registou 303 os abalos percecionados pela população e 43.593 registados.

“Quero que saibam os empresários: este Governo é solidário com a perda de rendimento perante esta surpresa que foi a crise sismuvulcânica, mas o que temos é que números do turismo são fantásticos, iguais ou superiores a 2019”, disse, depois de questionado sobre o recurso ao ‘voucher’ de 30 euros, criado pelo executivo para incentivar as visitas à ilha de São Jorge, depois do início da crise sismovulcânica.

Em abril, Bolieiro revelou a intenção de criar criar "especificidades" no programa Apoiar.PT, de apoio à liquidez das empresas, para agilizar compensações financeiras aos empresários de São Jorge afetados pela crise sismovulcânica.

O chefe do executivo açoriano sublinhou, então, que “tudo o que diga respeito ao Apoiar.PT” para “os empresários de São Jorge vai ser uma espécie de via verde e de ajuda à liquidez imediata”.

O Programa Apoiar.PT Açores é um extenso programa regional de apoio ao setor empresarial, através da compensação das quebras de faturação resultantes da pandemia de covid-19, destinado a micro, pequenas e médias empresas (PME) com sede nos Açores e cofinanciado através do instrumento comunitário REACT-EU.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados