Governo dos Açores disponibiliza 3M para formação no setor privado

O Governo dos Açores vai investir três milhões de euros para formação no setor privado, no âmbito do Programa Açores 2030 – FSE+, anunciou a secretária regional da Juventude, Habitação e Emprego



Segundo a secretária regional do Emprego, Maria João Carreiro, citada em nota de imprensa, trata-se de ações de formação modular certificada de curta e média duração para trabalhadores do setor privado.

Na sequência de uma reunião com a recém-eleita direção da AEPA – Associação de Escolas Profissionais dos Açores, foi revelado que podem candidatar-se a esta medida escolas profissionais, públicas e privadas, entidades formadoras certificadas, o Centro de Qualificação dos Açores, bem como entidades empregadoras privadas da região.

O Fundo Social Europeu Mais (FSE+), fundo da União Europeia, orçado em 142,7 mil milhões de euros, compreende o período 2021-2027.

Maria João Carreiro referiu que se pretende, com as formações modulares certificadas, “promover oportunidades de qualificação para trabalhadores, com a finalidade de responder às necessidades de formação do mercado de trabalho e aprofundar as competências profissionais dos adultos”.

A secretaria regional quer promover uma “melhor adaptação às mudanças tecnológicas e organizacionais, bem como o reforço da empregabilidade”.

Maria João Carreiro considera que o FSE+ é “estruturante da política regional de qualificação e requalificação de adultos, com impacto direto na empregabilidade, reconversão profissional e aprendizagem ao longo da vida”.

A titular da pasta do Emprego apelou à “mobilização ativa das escolas profissionais e demais entidades elegíveis” no âmbito de um apoio cujo financiamento não é reembolsável.

Na reunião com as associações representativas das escolas profissionais foram também abordadas outras questões sobre ensino e formação profissional na região, num quadro de “crescimento do número de alunos e de afirmação estratégica desta via de ensino para a empregabilidade de jovens e adultos e para a produtividade das empresas”.

Maria João Carreiro reiterou o interesse do Governo dos Açores em manter uma “governação próxima, dialogante e cooperante” com as escolas profissionais, da qual têm resultado políticas públicas e instrumentos financeiros que convergem para o objetivo comum de “dignificar, valorizar e modernizar o ensino profissional nos Açores”.


PUB