Açoriano Oriental
Governo dos Açores avança com contratação de navio para abastecimento às Flores

O Governo dos Açores vai avançar com a contratação de um navio para garantir o abastecimento de carga às Flores, ilha açoriana afetada pela passagem do furacão “Lorenzo”.

article.title

Foto: Açoriano Oriental/Ana Carvalho Melo
Autor: Lusa/AO Online

A Autoridade Marítima publicou o edital que altera as condições de utilização do Porto das Lajes das Flores, aumentando para 90 metros de comprimento e cinco metros de calado os limites dos navios que podem, a partir de agora, operar na infraestrutura portuária que ficou totalmente destruída na sequência da passagem do furacão.

Numa nota enviada às redações, o Governo açoriano refere ter "dado orientações à Atlânticoline" para que a empresa de transportes marítimos pública dos Açores "efetuasse uma pesquisa de mercado no sentido de identificar navios com as características necessárias para operar no Porto das Lajes das Flores, após alterado o edital da Autoridade Marítima".

De acordo com a Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, a “Atlânticoline identificou, entretanto, várias soluções de navios que podem operar com as novas condições determinadas”.

“Agora, garantidas as condições necessárias de operação, o Governo dos Açores dará continuidade ao processo de obtenção de um navio, cuja solução já está negociada e em condições de ser fechada nos próximos dias”, lê-se na mesma nota.

O executivo açoriano acrescenta que “esta alteração dos limites de operacionalidade do Porto das Lajes tornou-se possível após todo o intenso e moroso trabalho desenvolvido pela Portos dos Açores, que procedeu à limpeza dos fundos no interior da bacia do porto, recorrendo aos meios humanos e técnicos necessários, de forma a permitir a entrada de navios de maiores dimensões”.

Desde o furacão "Lorenzo" têm sido vários os alertas para “as dificuldades” de abastecimento às Flores e para “os prejuízos acumulados dos comerciantes” daquela ilha.

Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.