Açoriano Oriental
Governo divulga hoje execução orçamental com dados para três trimestres
O Ministério das Finanças publica hoje o boletim de execução orçamental com dados até setembro, que incluirá as contas das despesas e receitas públicas nos primeiros três trimestres deste ano.
Governo divulga hoje execução orçamental com dados para três trimestres

Autor: Lusa/AO Online

Os números a divulgar pela Direção-Geral do Orçamento (DGO) permitirão averiguar se o Governo está a conseguir controlar as contas públicas de forma a cumprir o objetivo revisto para o défice orçamental.

Portugal tinha-se comprometido inicialmente perante a ‘troika’ (Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional) a apresentar em 2012 um défice inferior a 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB).

Perante resultados aquém do previsto na receita fiscal, o Governo admitiu já não ser possível cumprir essa meta. O Executivo negociou com a ‘troika’ novos objetivos para o défice este ano (5% do PIB) e para 2013 (4,5%).

O segundo orçamento retificativo deste ano, apresentado na semana passada juntamente com o orçamento para 2013, incluía a meta revista para este ano e novas medidas orçamentais que terão impacto ainda em 2012 – entre as quais o aumento de impostos sobre capitais, mais-valias, transferências para paraísos fiscais e prédios urbanos com valor acima de um milhão de euros.

As contas do boletim que a DGO hoje vai divulgar são calculadas em contabilidade pública (ótica de caixa). Já os números do défice considerados pela 'troika' são calculados em contabilidade nacional (ótica de compromissos).

 
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.