Açoriano Oriental
Solidariedade
Governo cria comissão para acompanhar salário mínimo
O Ministério do Trabalho criou uma comissão de acompanhamento da evolução da retribuição mínima mensal garantida (RMMG) que deve pronunciar-se anualmente sobre a actualização deste rendimento, segundo um despacho publicado segunda-feira em Diário da República.

Autor: Lusa / AO online
A RMMG, no valor actual de 403 euros, é atribuída a um conjunto de trabalhadores que auferem retribuições mais baixas, visando a melhoria das suas condições de vida.

A comissão tem de analisar os impactos da retribuição mínima garantida, sobretudo nos sectores e regiões com maior expressão de baixas remunerações.

Composta por representantes do Governo e da comissão permanente de concertação social, esta estrutura terá ainda como missão pronunciar-se sobre a actualização da retribuição para o ano seguinte.

Integram a comissão representantes dos Ministérios do Trabalho, das Finanças, da Economia e da Agricultura e um representante de cada uma das confederações sindicais e patronais com assento na comissão de concertação social.

O diploma prevê que esta estrutura de acompanhamento funcione até 2009, devendo depois ser reconfirmada para o período 2010-2011.

De acordo com um decreto-lei publicado no início deste ano, o Governo e os parceiros sociais acordaram nos termos da fixação da RMMG com o objectivo de atingir o valor de 450 euros em 2009, assumindo como meta de médio prazo o valor de 500 euros em 2011.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados