Açoriano Oriental
'Gigante' mineira brasileira Vale anuncia investimentos de 20 mil milhões de dólares no Pará
A 'gigante' mineira brasileira Vale, a número dois mundial do sector, inaugurou quinta-feira a maior refinaria de alumínio do mundo no Estado amazónico do Pará e anunciou investimentos de 20 mil milhões de dólares na região.

Autor: Lusa / AO online
    Os projectos no Estado do Pará são parte de um investimento global de 59 mil milhões de reais anunciados no início do ano, dos quais 45 mil milhões serão investidos no Brasil.

    Dos 20 mil milhões de dólares destinados ao Pará, cinco mil milhões serão investidos este ano na criação de um pólo metalo-mecânico e uma base de produção industrial.

    Os restantes 15 mil milhões serão investidos até 2012.

    A companhia Vale anunciou estes investimentos durante a inauguração das novas linhas de produção na fábrica Alunorte, em Barcarena, a 190 quilómetros de Belém, a capital do Estado do Pará.

    "Com esta expansão, a Alunorte representará sete por cento da produção mundial de alumínio", sublinharam os responsáveis da Vale.

    Depois deste investimento, a companhia vai continuar a investir em projectos de exploração de ferro e níquel na região, bem como em infra-estruturas e na produção de energia.

    "Cinquenta e seis por cento dos novos postos de trabalho que a Vale irá criar no mundo estarão no Pará", ou seja, 333.416 postos de trabalho, segundo a empresa.

    A companhia Vale tem actualmente 154.709 trabalhadores em todo o mundo, prevendo-se que em 2012 esse número suba para 214.729.

    No Brasil, o número de trabalhadores passará dos actuais 124.805 para 171.783.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados