Açoriano Oriental
Fórum Europeu do Turismo
Gestão sustentável dos destinos turísticos em debate
Os principais ministros do Turismo na Europa e outros responsáveis do sector vão encontrar-se esta quinta e sexta-feira, em Portimão, no Algarve, para debater a forma de ter uma "Gestão sustentável dos destinos turísticos”.
Gestão sustentável dos destinos turísticos em debate

Autor: Lusa / AO online
Organizado pelo Turismo de Portugal, o VI Fórum Europeu do Turismo, que se realiza no Pavilhão Arade, em Portimão, no Algarve, é uma iniciativa no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia que junta mais de 500 participantes, e conta com a presença do ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, e do vice-presidente da Comissão Europeia, Günter Verheugen.

Também são esperados o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Francesco Frangialli, o presidente da Comissão Europeia do Turismo, Arthur Oberascher, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão e o Presidente da Região de Turismo do Algarve RTA, António Pina.

As conclusões deste Fórum, que se realiza pela primeira vez em Portugal, serão, posteriormente, incluídas na Agenda XXI da Comissão Europeia.

A estrutura do Fórum será composta por três painéis, que vão ser moderados pelo Director das Indústrias da Nova Abordagem - Turismo e Responsabilidade Social das Empresas, da Comissão Europeia, Pedro Ortún.

Os temas a abordar serão diversos, passando pelo papel da designação de sítios culturais e naturais para o marketing e das áreas protegidas para as estratégias do desenvolvimento sustentável.

O contributo das PME na gestão e conservação do património natural e cultural, o desafio da competitividade e sustentabilidade no Turismo Europeu e os destinos europeus de excelências são outros assuntos a analisar no primeiro painel "Gestão e Conservação do Património Natural e Cultural".

Identificar qual o retorno económico que os agentes do turismo podem com um melhor desempenho ambiental, como atenuar a pressão que o turismo exerce, sobretudo nos destinos mais procurados, sobre o recurso água, ou qual a percepção que têm os consumidores relativamenteàs iniciativas de certificação ecológica e de qualidade, são questões a que os intervenientes vão tentar responder no segundo painel intitulado a "Gestão de Recursos e Resíduos".

No último painel, com o tema "Gestão Sustentável: A Responsabilidade das Empresas na Competitividade e na Criação de Emprego", vão ser abordadas as medidas a desenvolver para sensibilizar a indústria e os turistas nas questões da sustentabilidade, as novas oportunidades de emprego num mercado em mudança e as necessidades específicas de formação para destinos sustentáveis.

Durante o VI Fórum Europeu de Turismo, a Comissão Europeia irá premiar os Melhores Destinos Rurais Emergentes Europeus de 2007.

Os destinos distinguidos foram seleccionados pelas suas "relevantes" iniciativas no âmbito do turismo rural, no quadro do projecto-piloto "Destinos Europeus de Excelência" (EDEN).

A edição vai ficar ainda marcada por uma inovação, o Fórum online.

Esta ferramenta pretende actuar como um espaço de diálogo interactivo sobre os temas dos três painéis do Fórum, antes da sua realização.

A realização do VI Fórum Europeu de Turismo tem o apoio da Associação Turismo do Algarve (ATA) apoia e do Turismo de Portugal, sendo a organização do evento responsabilidade da Comissão Europeia, em conjunto com a Presidência Portuguesa da União Europeia.

Este é o primeiro grande acontecimento a decorrer no Pavilhão do Arade, um espaço multiusos, com uma área total de 8.929 metros quadrados, com condições para a realização de espectáculos e eventos culturais de dimensão nacional e internacional, transformando-se numa importante fonte de desenvolvimento turístico e de divulgação da região algarvia.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados