Açoriano Oriental
Gaspar reconhece falta de credibilidade para continuar nas Finanças
O ministro das Finanças demissionário, Vítor Gaspar, admitiu falta de credibilidade para continuar no cargo, de acordo com a carta de demissão que enviou esta segunda-feira ao primeiro-ministro.
Gaspar reconhece falta de credibilidade para continuar nas Finanças

Autor: Lusa/AO Online

"Numa carta de demissão é imperativo refletir sobretudo sobre as próprias limitações e responsabilidades. O incumprimento dos limites originais do programa para o défice e a dívida, em 2012 e 2013, foi determinado por uma queda muito substancial da procura interna e por uma alteração na sua composição que provocaram uma forte quebra nas receitas tributárias. A repetição destes desvios minou a minha credibilidade enquanto ministro das Finanças", lê-se na carta que Vítor Gaspar dirigiu a Passos Coelho, divulgada pela tutela.

O ministro das Finanças demissionário vai ser substituído por Maria Luís Albuquerque, atual secretária de Estado do Tesouro, de acordo com informação disponibilizada no portal da Presidência da República.

Gaspar já tinha pedido para sair do cargo em outubro de 2012, após o acórdão do Tribunal Constitucional: "No dia 22 de outubro de 2012, há pouco mais de oito meses, dirigi-lhe uma carta em que assinalava a urgência da minha substituição no cargo de ministro de Estado e das Finanças. Agora, em meados do ano seguinte, essa urgência tornou-se inadiável", refere Vítor Gaspar na carta.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.