Açoriano Oriental
Furacão Sandy causa maior subida dos pedidos de subsídio de desemprego desde 2005 nos EUA
Os pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos subiram na semana passada para o nível mais alto do último ano e meio, com a maior subida semanal desde 2005, devido ao furacão Sandy, segundo estatísticas oficiais norte-americanas.
Furacão Sandy causa maior subida dos pedidos de subsídio de desemprego desde 2005 nos EUA

Autor: Lusa/AO online

De acordo com o Departamento do Trabalho, os pedidos de subsídio de desemprego atingiram 439 mil na semana passada, mais 78 mil do que na semana anterior, o nível mais alto desde abril de 2011 e acima da média dos analistas consultados pelas agências financeiras.

Foi também o maior aumento semanal desde 2005, segundo a mesma fonte.

Os maiores aumentos registaram-se em Estados do Atlântico Médio e Nordeste do país, mais afetados pela passagem do furacão no final de outubro.

O Sandy causou estragos estimados em 7 mil milhões de dólares, paralisando transportes públicos e afetando o fornecimento de eletricidade a milhões de lares e empresas.

Na semana anterior, menos nove mil pessoas haviam pedido subsídio de desemprego, que totalizaram 362 mil pedidos.

A taxa de desemprego nos Estados Unidos subiu uma décima para 7,9% em outubro, mês em que a economia criou 171.000 empregos, segundo dados do Departamento do Trabalho.

O maior crescimento do emprego refletiu-se na melhoria recente da atitude dos consumidores, cuja despesas representam nos Estados Unidos quase 70% da actividade económica.

As remunerações dos trabalhadores por hora, em setembro, foram 1,6% mais elevadas que no mesmo mês do ano passado, o maior acréscimo homólogo desde 2007.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados