Francisco Louçã alerta para "enorme" aumento de impostos na região

O coordenador nacional do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, alertou esta sexta-feira, para um "enorme" aumento de impostos nos Açores, previsto no memorando da 'troika', questionando a atitude do próximo Governo Regional sobre esta matéria.


 

"O PS trouxe a troika e o memorando, que tem aliás um enorme aumento de impostos em reserva para os Açores. Está lá no memorando, que o Partido Socialista assinou, um novo aumento de impostos, por cima do aumento de impostos, especialmente para os Açores", frisou, referindo-se à redução de 30 para 20 por cento do diferencial fiscal entre a região e o continente português.

Francisco Louçã discursava num jantar-comício, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, no âmbito da campanha para as eleições regionais que se disputam a 14 de outubro nos Açores.

O coordenador do BE disse ainda querer saber "o que fará este novo Governo que vier a tomar posse na sequência destas eleições", em relação a este aumento de impostos.

Francisco Louçã criticou os que dizem que não há alternativa às medidas de austeridade, salientando que esta solução "não resulta" e perguntando a PSD e CDS-PP "porque não disseram que era isto que queriam".

"Alguém se lembra de Paulo Portas e Artur Lima a pedirem os votos um a um, a dizerem às pessoas votem em nós, porque vamos aumentar os impostos como vocês nunca imaginaram que era possível? Alguém se lembra de Berta Cabral e Passos Coelho dizerem votem em nós porque vamos atrás do vosso salário ou das pensões dos vossos pais?", questionou.

Por sua vez, a cabeça de lista do BE por S. Miguel e pelo círculo de compensação, Zuraida Soares, exortou o candidato socialista, Vasco Cordeiro, a assumir "o pagamento dos subsídios de férias e de natal".

Zuraida Soares, que é coordenadora regional do BE, garantiu que o partido "não fará parte de nenhum governo que esteja subordinado aos ditames da ?troika', seja ela a ?troika' mais suave do PS ou a ?troika' musculada do PSD e do CDS".

"O futuro Governo só contará com o nosso voto favorável, proposta a proposta, se estas não camuflarem favorecimentos políticos ou económicos e se não implementarem políticas da ?troika'", frisou.

A candidata bloquista salientou que "não serão os votos do Bloco no Parlamento açoriano que impedirão o Partido Socialista de formar governo se for esse o caso", deixando, no entanto, um aviso ao PS para que se cuide, "porque hoje o Bloco de Esquerda nos Açores está mais forte, mais conhecedor e mais capaz do que há quatro anos atrás".

Zuraida Soares acusou ainda Vasco Cordeiro de planear a "privatização da SATA", alegando que o facto do Governo socialista defender uma austeridade mais suave "não impediu a subida vertiginosa do desemprego nos Açores".

Por outro lado, defendeu que a Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, não deverá assinar a reforma da PAC sem a garantia de uma "cláusula de exceção que mantenha as quotas [leiteiras] nos Açores", acusando-a de assinar na União Europeia "relatórios nos quais está implícito o fim as quotas".

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares