Açoriano Oriental
Privatização
Franceses da Vinci pagam mais de 3 mil milhões de euros pela ANA
Os franceses da Vinci vão pagar 3.080 milhões de euros pela aquisição de 95% do capital da ANA - Aeroportos de Portugal, o que eleva para 6.400 milhões de euros o encaixe do Estado com o programa de privatizações.
Franceses da Vinci pagam mais de 3 mil milhões de euros pela ANA

Autor: Redação AO/LUSA

A secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, afirmou hoje que a proposta da Vinci era a que apresentava "o valor mais elevado", realçando que foi também avaliada "como a melhor do ponto de vista estratégico".

"A proposta prevê que Lisboa seja centro do seu negócio aeroportuário com planos significativos de crescimento", explicou, em conferência de imprensa, a governante.

A secretária de Estado do Tesouro considerou que "o programa de privatizações é revelador da capacidade de atração de investimento estrangeiro, capacidade do Governo de obter encaixe financeiro significativo e acima das expectativas".

A governante disse que o valor previsto de 5.500 milhões de encaixe financeiro com o processo de privatizações já foi superado, atingido 6.400 milhões de euros.

Os franceses da Vinci, que fizeram a proposta mais alta pela ANA, ganharam a corrida à privatização da empresa concessionária de oito aeroportos portugueses, anunciou hoje o Governo, no final do Conselho de Ministros.

A francesa Vinci está presente em Portugal enquanto acionista da Lusoponte, concessionária das pontes Vasco da Gama e 25 de Abril até 2030.

Com presença em mais de 100 países, através de concessões rodoviárias, ferroviárias e gestão de parques de estacionamento, o grupo gere nove aeroportos em França e três no sudeste asiático.

A privatização da ANA abrange os aeroportos de Lisboa, Faro, Porto, Ponta Delgada, Santa Maria, da Horta, Flores e o designado terminal civil de Beja.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados