Açoriano Oriental
Ucrânia
Forças ucranianas entram em Kherson após retirada russa

O exército ucraniano entrou em Kherson, após a retirada das forças russas, e o Ministério da Defesa já pediu ao soldados inimigos para se "renderem imediatamente".


Forças ucranianas entram em Kherson após retirada russa

Autor: Lusa/AO Online

"Kherson regressou ao controlo ucraniano. Unidades das Forças Armadas ucranianas entraram na cidade", declarou o Ministério, num comunicado divulgado na rede social Facebook.

O Ministério também pediu aos soldados russos para permanecerem no local e "renderem-se imediatamente", prometendo "preservar a vida e a segurança" daqueles que o fizerem.

"Os vossos líderes dizem-vos para vestirem roupas civis e tentarem fugir, por conta própria. Evidentemente, não terão sucesso. Qualquer soldado russo que resista será eliminado. Apenas têm uma solução para evitar a morte: renderem-se imediatamente", prometeu o Governo ucraniano, no comunicado.

A retirada das forças russas ocorre seis semanas depois de o Presidente Vladimir Putin ter anexado a região de Kherson e três outras províncias ucranianas, prometendo que estas regiões permaneceriam russas para sempre.

O Kremlin insiste que a retirada não representa de forma alguma um constrangimento para os planos de Putin e que Moscovo continua a considerar toda a região de Kherson como parte da Rússia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse ainda que a Rússia não se arrepende de ter realizado festividades há pouco mais de um mês para comemorar a anexação de regiões ocupadas ou parcialmente ocupadas da Ucrânia.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados