Açoriano Oriental
Força Aérea resgata dois tripulantes de veleiro

A Força Aérea resgatou, na quarta-feira, dois tripulantes do veleiro francês Pinocchio, que naufragou a 389 quilómetros a sudoeste das Lajes da ilha Terceira. (com vídeo)



Carregando o video...

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

De acordo com comunicado, uma aeronave P-3C CUP + descolou da Base Aérea N.º 11, em Beja, para a zona onde tinha sido reportado o alerta da embarcação.


Entretanto, um helicóptero EH-101 Merlin, destacado na Base Aérea N.º 4 (Lajes), foi também ativado para, posteriormente, proceder ao resgate.

Na zona de operações, o P-3C, operado pela Esquadra 601 – ‘Lobos’, encontrou o veleiro submerso, apenas com a proa à superfície, com dois tripulantes na água, agarrados ao casco.

Refira-se que as condições meteorológicas eram muito adversas, com ondas de nove metros, tendo os náufragos sido localizados após o lançamento de ‘flares’.

Os náufragos, que apresentavam sinais de hipotermia, foram resgatados às 18h57 pelo EH-101, operado pela Esquadra 751 – ‘Pumas’, tendo sido transportados até à ilha Terceira, posteriormente para o Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados