Açoriano Oriental
Floriano Machado foi recordado no Sidónio Serpa

Gala do Desporto Açoriano distinguiu este ano Floriano Machado com o galardão “Carreira de Prestígio”, a título póstumo. Cerimónia decorreu sexta-feira no Sidónio Serpa


Floriano Machado foi recordado no Sidónio Serpa

Autor: Arthur Melo

Foi no recinto onde Floriano Machado encantou milhares de adeptos açorianos de hóquei em patins que o Governo Regional dos Açores homenageou, a título póstumo, o falecido desportista e narrador desportivo da Antena 1/Açores.

A cerimónia de atribuição do galardão “Carreira de Prestígio”, a título póstumo, no âmbito da Gala do Desporto Açoriano, decorreu sexta-feira no pavilhão Sidónio Serpa, na presença de familiares, governantes e os presidentes da Associação de  Futebol de Ponta Delgada, Robert Câmara, e da Associação de Patinagen de São Miguel, Aurino Sousa.

Paula Machado, filha do homenageado, foi quem recebeu o galardão das mãos do secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses.

Na ocasião, o governante  justificou a distinção a Floriano Machado, “pelo exemplo de atleta e homem do desporto, em várias modalidades, revelando as suas capacidades únicas para a prática desportiva, e como exemplo para a prática desportiva”, referiu Meneses, citado em nota de imprensa da Direção Regional do Desporto.

“Este exemplo era tão intenso, que ele fez prolongar a sua ligação ao desporto, mesmo depois de terminada a carreira, como jornalista e narrador de eventos desportivos, com o mesmo entusiasmo com que praticava desporto”, frisou o secretário regional.

Clélio Meneses disse ainda que o exemplo de Floriano Machado “registado em sua memória”, é também “um incentivo a que os mais jovens sigam as suas pisadas” para que os Açores tenham cada vez mais atletas “com capacidade para desenvolver o desporto, a atividade física, fazendo também concretizar os projetos do governo nesta área”.
O galardão “Carreira de Prestígio” visa homenagear, a título individual, aqueles que nas diversas áreas do desporto se notabilizaram, de forma excecional, pela sua conduta e desempenho, contribuindo de forma muito expressiva para a valorização do desporto açoriano, bem como para uma maior promoção e afirmação externa dos Açores. A decisão nesta categoria é da responsabilidade da Secretaria Regional da Saúde e Desporto, sob proposta da Direção Regional do Desporto.

Floriano Machado foi um distinto praticante das modalidades de hóquei em patins e futebol e faleceu a 13 de janeiro de 2022, com 64 anos, vítima de doença prolongada.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados