Açoriano Oriental
Filhos da Terra visitaram o Parlamento Europeu em Bruxelas

A convite da Eurodeputada Sofia Ribeiro, quatro dirigentes da Associação Filhos da Terra, da Ribeira Chã, visitaram o Parlamento Europeu, em Bruxelas, na passada semana.

Filhos da Terra visitaram o Parlamento Europeu em Bruxelas

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Os Filhos da Terra estiveram integrados num grupo alargado de cerca de cinquenta pessoas, maioritariamente jovens, de diversas ilhas dos Açores, provenientes da Universidade de Verão da JSD/Açores, da Universidade dos Açores, da Escola Profissional da Horta, da Escola Profissional de Rabo de Peixe e da Escola Secundária Manuel Arriaga, refere nota de imprensa.


Um dos objetivos desta visita foi conhecer as várias instituições europeias, de forma a aproximar os jovens e dirigente associativos da realidade política europeia, conhecendo a sua importância e modo de funcionamento, e o seu papel fundamental para os Açores, bem como o trabalho desenvolvido pelos eurodeputados oriundos desta região.


Após uma sessão informativa sobre o processo legislativo europeu e a União Europeia, e explicação do funcionamento das Instituições Europeias, o grupo visitou o hemiciclo em Bruxelas.


Posteriormente, o grupo açoriano participou na conferência promovida pela Eurodeputada Sofia Ribeiro sob o tema: “European Young People in Residence Care - the appropriate transition to adulthood”, na qual apresentou o estudo resultante do seu doutoramento. Para além dos momentos formativos e informativos sobre a União Europeia, houve ainda a possibilidade de conhecer o Parlamentarium- Centro multimédia do Parlamento Europeu, em que de uma forma interactiva foi possível conhecer a história da construção do projecto europeu.


Do programa constou também uma visita à Representação dos Açores em Bruxelas, com uma sessão informativa sobre o papel desta instituição, proferida por Frederico Cardigos, tendo-se seguido uma sessão informativa na REPER - Representação de Portugal junto das Instituições Europeias.


A eurodeputada Sofia Ribeiro ofereceu a toda a comitiva açoriana um jantar no Dia de Amigos, num restaurante típico em Bruxelas. Durante a viagem foi possível ainda conhecer os principais pontos de interesse de Bruxelas e Bruges.


Para os Filhos da Terra, esta deslocação a Bruxelas foi de “grande importância para se poder preparar futuramente projetos mais alargados, em termos geográficos e culturais, que possam, de certa forma, promover a nossa cultura insular e ao mesmo tempo aprender sobre outras dentro da grande comunidade europeia”, bem como “ficou sensibilizado para a importância das eleições europeias, que decorrerão no próximo dia 26 de Maio, empenhando-se na sensibilização e mobilização da sua comunidade para reduzir os níveis de abstenção”, finaliza a nota.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados