Açoriano Oriental
Festas do Espírito Santo de Ponta Delgada assinaladas simbolicamente

As Grandes Festas do Espírito Santo de Ponta Delgada, organizadas pela Câmara Municipal, vão ser assinaladas no próximo fim de semana, "mas de forma simbólica", atendendo às medidas de contenção da pandemia

Festas do Espírito Santo de Ponta Delgada assinaladas simbolicamente

Autor: LUSA/AO online

A informação foi avançada hoje em comunicado pela autarquia, lembrando que as Grandes Festas do Divino Espírito Santo deste ano "foram canceladas precisamente em consequência da covid-19", mas "tendo em conta a importância destas festividades" a autarquia "entendeu assinalar as mesmas simbolicamente".

Esta 17.ª edição decorre entre os dias 10 e 12 de julho, referindo o município, por exemplo, que "na escadaria principal dos Paços do Concelho ficará o Quarto do Espírito Santo", que será aberto na sexta-feira à tarde.

As Portas da Cidade e a fachada da Câmara Municipal estarão ornamentadas "a preceito para lembrar esta tradição secular".

Na sexta-feira, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, através da Divisão de Desenvolvimento Social, fará a distribuição de pensões a 53 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho.

Estas pensões são constituídas por 1.000 quilos de carne, doados, 55 pães e 80 bolos de massa sovada, no total.

No domingo, na Igreja Matriz de São Sebastião, será realizada uma missa em honra do Divino Espírito Santo.

A autarquia sublinha que este "é um ato simbólico" e apela ao cumprimento das recomendações sanitárias, evitando-se os ajuntamentos, com vista à salvaguarda da saúde pública.

As Festas do Espírito Santo têm uma forte expressão em todo o arquipélago dos Açores, envolvendo tradicionalmente cerimónias religiosas e a partilha de refeições na rua, além de atuações musicais e outras iniciativas comunitárias.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados