Autor: Nuno Martins Neves
Mário Serafim da Silva Machado, encontrava-se a cumprir o segundo mandato à frente dos destinos da junta da Covoada, tendo sido eleito pelas listas do PS Açores nas autárquicas de 2017.
"Hoje o dia amanheceu com uma enorme tristeza, o presidente da Junta de Freguesia da Covoada, o nosso estimado amigo Mário Machado, faleceu esta madrugada. Informamos toda a população que os serviços da Junta de Freguesia encontram-se encerrados durante o dia de hoje e de amanhã. Aguardamos informações sobre o seu velório. Querido amigo, serás para sempre lembrado pela tua alegria contagiante e pelo teu bom coração de partilha e cuidado com o próximo", lê-se na página da rede social Facebook da Junta de Freguesia da Covoada
O presidente do PS/Açores, Francisco César, também já reagiu ao falecimento de Mário Silva Machado.
Em nota partilhada pelo partido, Francisco César refere que Mário Silva Machado "foi um cidadão e político que se distinguiu pelo seu permanente empenho e pela sua grande capacidade de sentido cívico e compromisso para com a sua terra e a sua população. Nesta hora de luto, quero, eu meu nome pessoal, e em nome do PS/Açores, endereçar à sua família, aos seus amigos, bem como à Junta de Freguesia da Covoada, as nossas sentidas condolências e a expressão do nosso pesar”.
Também a Câmara Municipal de Ponta Delgada manifesta o "seu profundo pesar perante o falecimento de Mário Serafim da Silva Machado", acrescentando em nota de imprensa que "será recordado pela sua entrega e justas reivindicações" para com a freguesia da Covoada, do concelho de Ponta Delgada.
"Caracterizado por todos que o conheceram como uma pessoa de bem, bondosa, alegre e com sentido de liderança, primou sempre por manter uma relação cordial e cooperante com a Câmara Municipal de Ponta Delgada. Foi um grande mobilizador da população da Covoada, em diversos projetos que contribuíram para o desenvolvimento da freguesia da Covoada", refere ainda a autarquia de Ponta Delgada.
O Governo dos Açores, na pessoa do Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, lamenta o falecimento de Mário Silva Machado, presidente da Junta de Freguesia da Covoada.
Em nota de imprensa, o executivo regional destaca o "cidadão exemplar, conhecido pela sua bondade, integridade e dedicação incansável. A sua participação ativa na vida pública demonstrou o seu compromisso com o bem-estar e o progresso coletivo. Era uma figura carismática, cujas ações refletiam um profundo afeto e conhecimento pela sua freguesia e pelas pessoas que nela vivem".
"Neste momento de dor e perda, o Governo dos Açores expressa as suas mais sinceras condolências à família, amigos e a todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecer e trabalhar com Mário Serafim da Silva Machado", finaliza a nota do Governo dos Açores