Autor: Susete Rodrigues/AO Online
Presente na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, destacou o caráter “fundamental deste tipo de ações para o exercício pleno e esclarecido do poder local democrático”, referiu citado em comunicado.
Carlos Ferreira realçou ainda a importância da parceria entre o Governo Regional e as juntas de freguesia, “que se encontra em linha com a cooperação que os municípios estabelecem com as suas juntas de freguesia”.
O autarca enalteceu o “investimento do governo no apoio às freguesias açorianas, bem como o Novo Regime Jurídico de Cooperação Técnica e Financeira entre a Administração Regional Autónoma e as freguesias”.
A sessão de abertura contou ainda com a presença do diretor regional da Cooperação com o Poder Local, Octávio Torres.
A ação de formação, administrada por técnicos qualificados da Direção Regional, visou abordar temáticas consideradas “pertinentes no momento presente, por forma a dar a conhecer o seu enquadramento e aplicação prática no exercício das funções, e proporcionando a oportunidade dos participantes esclarecerem dúvidas e formularem questões sobre os temas em análise”, explica o comunicado da autarquia da Horta.
Serão realizadas ações de formação semelhantes em todas as ilhas dos Açores.