Açoriano Oriental
Ex-presidente da SATA propõe novo regime de preços entre Açores e continente
O ex-presidente da transportadora aérea açoriana SATA António Cansado propôs hoje um novo regime de preços para as ligações aéreas entre os Açores e o continente, que prevê uma tarifa especial para residente de 125,5 euros.
Ex-presidente da SATA propõe novo regime de preços entre Açores e continente

Autor: Lusa/AO Online

 

“Os residentes nos Açores têm que ter maior mobilidade, têm que viajar a preços mais baratos”, afirmou António Cansado, na intervenção que proferiu numa conferência sobre economia e transportes promovida pelo PSD/Açores.

Para o ex-presidente da SATA, que apresentou um quadro completo com os novos preços que propõe no âmbito de uma revisão das obrigações de serviço público para as ligações aéreas entre os Açores e o continente, “é com base no custo unitário de hora de voo que é possível pensar em preços e saber até onde se pode ir sem sobrecarregar o erário público”.

Nesse sentido, no caso da denominada tarifa especial de residente, seria mantido o subsídio do Estado que atualmente existe, no valor de 86 euros por viagem de ida e volta.

António Cansado defendeu, no entanto, que também é importante reduzir o preço das viagens para os não residentes, de forma a potenciar o turismo na região.

Por isso, propôs também a criação de uma “tarifa especial para operadores”, que se destinaria a “alimentar os hotéis dos Açores”.

Na intervenção que proferiu, António Cansado admitiu que o transporte aéreo para os Açores constitui “um fardo para o erário público”, frisando que é necessário garantir uma “tarifa razoável”, ou seja, “uma tarifa que esteja ao alcance do bolso dos açorianos”.

Os dados que divulgou revelam que, no ano passado, o transporte aéreo entre as ilhas dos Açores custou ao erário público 30 milhões de euros, dos quais 23,5 do Governo Regional e 6,4 milhões do Governo da República.

“Cada passageiro custou ao erário público mais ou menos 70 euros por percurso”, afirmou, acrescentando que a taxa de ocupação dos aviões foi de 56 por cento.

Na sua perspetiva, “é muito pouco”, defendendo a necessidade de encontrar instrumentos e soluções que permitam aumentar a taxa de ocupação, o que possibilitará uma redução das tarifas.

No caso das ligações entre os Açores e o continente, custaram no ano passado 10,2 milhões de euros em subsídios estatais, o que implicou um custo ao erário público de 31 euros por passageiro num trajeto de ida e volta.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados