PIB

Eurostat confirma que zona euro saiu da recessão

Eurostat confirma que zona euro saiu da recessão

 

Lusa / AO online   Economia   3 de Dez de 2009, 10:21

A economia da zona euro saiu da recessão no terceiro trimestre, impulsionada pela retoma das exportações e pelos investimentos públicos, de acordo com a segunda estimativa da evolução dos PIB publicada esta quinta-feira pelo Eurostat.
O PIB (Produto Interno Bruto) dos 16 países da moeda única cresceu 0,4 por cento face ao segundo trimestre, quando caiu 0,2 por cento, indicou o gabinete de estatística europeu com sede no Luxemburgo.

Os números confirmam, assim, a primeira estimativa publicada a 13 de Novembro.

As exportações subiram 2,9 por cento face ao trimestre anterior, altura em que tinham caído 1,3 por cento e as despesas públicas aumentaram 0,5 por cento.

O crescimento da União europeia no seu conjunto foi revisto em alta para 0,3 por cento, contra os 0,2 por cento da primeira estimativa.

Face ao segundo trimestre de 2008, os PIB da zona euro e da UE-27 registou uma contracção de 4,1 e 4,3 por cento respectivamente, um abrandamento face às quedas de 4,8 e 4,9 por cento registadas no segundo trimestre.

Os dados relativos a Portugal mantêm-se, evidenciando um crescimento da riqueza produzida de 0,9 por cento no terceiro trimestre em aceleração, face aos 0,5 por cento registados de Abril a Junho.

Face ao trimestre homólogo, o PIB português contraiu-se 2,4 por cento no terceiro trimestre, após 3,7 por cento no anterior.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.