Covid-19

Espanha autoriza terceira fase de ensaios de vacina da Johnson & Johnson

Espanha autorizou o lançamento da última fase de ensaios clínicos da vacina contra a covid-19 da norte-americana Johnson & Johnson, que será também testada em oito outros países, adiantou a AFP.



A terceira fase do ensaio vai decorrer em nove hospitais espanhóis, primeiro em voluntários que não apresentem especial risco de desenvolver formas graves de covid-19 e depois em pacientes de risco, de acordo com a agência espanhola de medicamentos e produtos de saúde (AEMPS).

Cerca de 30 mil pessoas, repartidas entre Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Colômbia, África do Sul, Estados Unidos e Filipinas, vão participar nesta fase do ensaio clínico da vacina, que será administrada em duas doses.

A AEMPS não especificou quantos voluntários serão mobilizados em Espanha, adiantando que o recrutamento vai iniciar-se “assim que possível”.

Vinte por cento dos voluntários terão menos de 40 anos e 30% mais de 60 anos. Vão receber ou uma dose da vacina experimental, denominada Ad26.COV2.S, ou um placebo.

“Os ensaios são essenciais para garantir a qualidade, segurança e eficácia das vacinas”, sublinhou a agência espanhola do medicamento, acrescentando que os resultados só serão tornados públicos depois de todos terminados e analisados.

A Johnson & Johnson em setembro já tinha desenvolvido a segunda fase de ensaios clínicos em Espanha e noutros países.

Uma vacina experimental precisa de ultrapassar com sucesso as três fases de ensaios clínicos antes de poder ser produzida a nível industrial. A terceira fase é aquela que reúne um maior número de voluntários, com milhares de pessoas a testarem a vacina num mesmo período.

Neste momento, existem 11 vacinas experimentais contra a covid-19 na fase três dos ensaios clínicos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).


PUB

Premium

Os Estados Unidos da América manifestaram interesse em cooperar com Portugal na utilização do Porto Espacial de Santa Maria, destinado ao lançamento de satélites. O assunto foi abordado na reunião da Comissão Bilateral entre Portugal e os EUA