Açoriano Oriental
Duques de Bragança inauguram três toponímias
Os duques de Bragança estão esta segunda-feira em  Ponta Delgada a convite da Câmara Municipal.

Autor: Pedro Nunes Lagarto
D. Duarte e D. Isabel vão estar presentes e intervirão na inauguração de três toponímias que prestigiam a freguesia do Livramento: a “Rua Rainha D. Amélia”, a “Rua Rei D. Carlos” e a “Rua Conde de Albuquerque”, uma freguesia que, de alguma forma, está historicamente associada às mais nobres famílias.
A inauguração dos novos topónimos tem lugar pelas 17h00, no novo loteamento habitacional, que está a ser construído no Pico do Fogo de Cima, a freguesia do Livramento.
A atribuição das novas designações toponímicas “Rua Rainha D. Amélia – Evocação da Visita Régia de 1901”, “Rua Rei D. Carlos – Evocação da Visita Régia de 1901” surge por proposta da Comissão Municipal de Toponímia, tendo em conta que a toponímia geral de Ponta Delgada ainda não registava uma referência notável a um dos mais importantes acontecimentos político-sociais da história da cidade – a Visita Régia de D. Carlos I e da Rainha D. Amélia – que não fosse a designação do Miradouro da “Vista do Rei”, nas Sete Cidades.
A proposta enaltece assim o singular acontecimento histórico ocorrido de 1 a 11 de Julho de 1901 que constituiu a única visita oficial de monarcas portugueses ao concelho de Ponta Delgada.
Na mesma urbanização será inaugurada a “Rua Conde de Albuquerque – Duarte de Andrade Albuquerque Bettencourt (1856-1932) Autonomista”, por proposta da Comissão Municipal de Toponímia, que refere que a nível local subsistia a lacuna “relativa à homenagem ao 1º Conde de Albuquerque.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados