Açoriano Oriental
Dois projetos açorianos selecionados para bienal ibero-americana
Quatro projetos portugueses, entre os quais dois construídos nos Açores, foram selecionados pelo júri da décima bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU), indo agora ser expostos em julho, em São Paulo, no Brasil.

Autor: Lusa/AO online

 

De acordo com o sítio da BIAU, os projetos nacionais fazem parte de uma lista de 26 obras selecionadas, entre 1.111 apresentadas a concurso, provenientes de toda a América Latina, Portugal e Espanha.

No caso dos projetos nacionais foram selecionados o Centro de Artes Contemporâneas - Arquipélago, no concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, da responsabilidade do ateliê "Menos é Mais" e do arquiteto João Mendes Ribeiro, bem como uma moradia construída na ilha do Pico, da responsabilidade do gabinete SAMI-Arquitetos.

As outras duas obras portuguesas selecionadas são da responsabilidade dos arquitetos Manuel e Francisco Aires Mateus, designadamente a sede corporativa da EDP, em Lisboa, e a Casa no Tempo, em Montemor-o-Novo.

A casa na ilha do Pico já tinha sido nomeada em 2015 para o maior prémio europeu de arquitetura, o "Mies van der Rohe Award", tratando-se de uma habitação de férias localizada em São Miguel Arcanjo, concelho de São Roque do Pico, tendo surgido da necessidade de manter uma ruína, que lhe deu origem.

A dupla de arquitetos portugueses Manuel e Francisco Aires Mateus venceu, em 2015, o concurso internacional para criar dois museus, em Lausanne, na Suíça - o museu da fotografia de Elysée e o museu de 'design' e arte contemporânea (Mudac). No ano anterior, o atelier Aires Mateus vencera igualmente o concurso internacional para o projeto da Faculdade de Arquitetura de Tournai, na Bélgica.

No passado dia 12, a edição deste ano da BIAU, comissariada pelos arquitetos espanhóis Ângela Garcia de Paredes e Ignacio Pedroso, distinguiu ainda o arquiteto Eduardo Souto de Moura, com o prémio carreira, a par de Álvaro Puntoni.

A BIAU é uma iniciativa do Governo de Espanha, em colaboração com diversas instituições ibero-americanas, sendo agora celebrada na cidade de São Paulo, em julho de 2016, com um programa académico de atividades, que incluirá a apresentação dos trabalhos selecionados nas diversas categorias, uma série de conferências, palestras especializadas e debates.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados