Açoriano Oriental
Documentários sobre o património cultural imaterial dos Açores no "Outono-Vivo"
A exibição de dois documentários sobre o património cultural imaterial dos Açores terá lugar no Auditório do Ramo Grande, no âmbito da programação do "Outono-Vivo".
Documentários sobre o património cultural imaterial dos Açores no "Outono-Vivo"

Autor: Ana Carvalho Melo

Estes documentários foram produzidos por associações culturais da região, com financiamento da Direção Regional da Cultura.

 

O “Outono-Vivo 2012”, uma iniciativa da Câmara Municipal da Praia da Vitória, este ano decorre entre 26 de outubro e 4 de novembro.

 

Assim sendo, pelas 15h30 de domingo, dia 28 de outubro, será exibido o documentário intitulado “Não me importava morrer se houvesse guitarras no céu”, uma obra de 2012 sobre as Chamarritas das ilhas do Pico e Faial. O filme será apresentado numa sessão pública, com entrada livre, que contará com a participação do realizador, Tiago Pereira, e de Carla Dâmaso, representante da entidade produtora, a Associação Cultural Música Vadia, da cidade da Horta.

 

Posteriormente, no feriado, quinta-feira, dia 1 de novembro, pelas 17h30 e também com entrada livre, terá lugar a exibição da obra de 2012 intitulada “Montar a Tenda”, um documentário sobre os bastidores do teatro popular da Terceira, que dá ênfase às Danças-de-Espada. Esta será também uma sessão pública, que contará com a participação, quer da realizadora, Montserrat Ciges, investigadora do Departamento de História da Universidade dos Açores, quer de Tiago Melo Bento, o responsável pela recolha de som e imagem, e representante da entidade produtora, a Associação Cultural O Corredor, de Ponta Delgada.

 

Estreado nas Lages do Pico e exibido na Horta e em Lisboa em junho deste ano, o documentário de Tiago Pereira sobre as Chamarritas volta a ter um expressivo espaço de difusão fora da Região, ao integrar ainda a programação da 10ª edição do festival internacional “DocLisboa”, com exibições nos cinemas “São Jorge” e “Londres”, pelas 21h30 da segunda-feira, dia 22 de outubro, e as 16h45 da quinta-feira, dia 25, respetivamente.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados