Açoriano Oriental
Diretor da PSP diz que ameaças de ataques em escolas foram “brincadeira de mau gosto”

O diretor nacional da PSP afirmou que as ameaças que surgiram nas redes sociais relativas a potenciais ataques a escolas “não passaram de uma brincadeira de mau gosto”, sendo exemplo do “mau uso das redes sociais”.

Diretor da PSP diz que ameaças de ataques em escolas foram “brincadeira de mau gosto”

Autor: Lusa/AO Online

“Não passou de uma brincadeira de mau gosto tal como (os casos dos) alunos que para não irem aos exames comunicavam alertas de bomba. É uma coisa parecida”, disse Manuel Magina da Silva aos jornalistas, no Porto, à margem de uma operação de combate ao tráfico de droga num dos bairros desta cidade.

O diretor nacional da PSP confirmou que na semana passada foram detetadas algumas publicações em redes sociais que, entretanto, foram sinalizadas, despistadas e comunicadas à Polícia Judiciária (PJ).

Quando as situações são detetadas, as mesmas são rastreadas por todos os órgãos policiais e criminais e tomadas medidas em conformidade, garantiu.

Dizendo que a segurança total não existe, o diretor nacional da PSP considerou que “hoje é tão perigoso ir à escola como nos restantes dias da semana ou do mês”.

Manuel Magina da Silva lembrou que a PSP, através do programa Escola Segura, que considerou “um sucesso”, está sempre presente nas escolas.

Relativamente às ameaças que surgiram nas redes sociais sobre uma eventual invasão de uma escola no concelho de Odivelas, distrito de Lisboa, em que a PSP já identificou um jovem, Manuel Magina da Silva revelou que o caso está "rastreado e controlado, podendo as pessoas estar sossegadas".

De acordo com o diretor nacional da PSP, a segurança pública é uma responsabilidade social de todos, não podendo as pessoas estar à espera que apenas os polícias detetem as situações.

“Todos temos de colaborar com as forças policiais, sinalizando situações que podem não dar em nada, como é o caso”, frisou.

Várias mensagens têm surgido nas redes sociais relativas a potenciais ataques a escolas por ocasião do massacre de Columbine, nos Estados Unidos, que completa hoje 24 anos.

Hoje de manhã, em comunicado, a polícia disse estar a monitorizar a situação e a acompanhar o funcionamento dos estabelecimentos de ensino e a população escolar.

Nessa nota, a polícia adianta que recebeu a informação sobre estas ameaças também pelas redes sociais, vindas de diversos cidadãos que quiseram confirmar que as autoridades se encontravam a par do assunto.

A PSP apela para a manutenção do “clima de serenidade e que se garanta a normalidade das atividades escolares”.

As ameaças de possíveis ataques a escolas surgem relacionadas com os 24 anos do massacre de Columbine, nos Estados Unidos. Este ataque aconteceu no dia 20 de abril de 1999, na cidade de Littleton, no estado de Colorado, quando dois estudantes invadiram a Columbine High School e mataram 12 alunos e um professor, suicidando-se de seguida.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados