Açoriano Oriental
Detidos são ouvidos hoje por um juiz de instrução criminal
Os onze detidos no âmbito de uma investigação, relacionada com a atribuição de vistos gold, são ouvidos esta sexta-feira por um juiz de instrução criminal.

Autor: Lusa/AO Online

 

Um comunicado da Procuradoria-Geral da República (PGR), enviado à agência Lusa na noite de sexta-feira, afirmava que os detidos serão submetidos ao primeiro interrogatório judicial "durante o dia" de hoje, sem especificar horas para a inquirição.

No final, os detidos durante a operação de quinta-feira deverão conhecer as eventuais medidas de coação, que podem ir do termo de residência e identidade à prisão preventiva.

Entre os detidos estão o diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Jarmela Palos, o presidente do Instituto dos Registos e Notariado, António Figueiredo, e a secretária-geral do Ministério da Justiça, Maria Antónia Anes.

O inquérito investiga suspeitas de crimes de corrupção, tráfico de influências, peculato e branqueamento de capitais, na atribuiçãpo de vistos "gold".

No âmbito da investigação, na quinta-feira, foram realizadas seis dezenas de buscas em vários pontos do país, incluindo nos ministérios da Administração Interna, da Justiça e do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.

"Estas buscas destinaram-se à recolha de informação relacionada com departamentos, serviços e funcionários daqueles ministérios, e não visavam membros do Governo", afirmou a PGR.

Nesta investigação, o Ministério Público é coadjuvado pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária (PJ).

Criado em 2013, o programa de atribuição de vistos "gold" permite a emissão de autorizações de residência para estrangeiros oriundos de fora do espaço Schengen que, por um período mínimo de cinco anos, façam investimentos em Portugal.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados