Descoberta nova espécie de golfinho na Austrália


 

Lusa/AO online   Ciência   31 de Out de 2013, 08:55

Investigadores identificaram uma nova espécie de golfinho jubarte ao largo do norte da Austrália, depois de terem comparado os seus genes e morfologia com a de espécies já conhecidas, informou a imprensa local.

Uma equipa de cientistas dirigida pela Wildlife Conservation Society, sedeada nos Estados Unidos, fez a descoberta depois de analisar cerca de 200 golfinhos mortos e de comparar os seus tecidos com os de espécies jubarte vivas nos oceanos Atlântico, Índico e Indo-Pacífico.

Foi também realizado um estudo sobre o comprimento do bico e o número de dentes em comparação com 180 crânios de espécies de museu e amostras de DNA de 235 golfinhos.

Tudo isto permitiu a descoberta de uma espécie nova de golfinhos jubarte, do género Sousa, frequentemente encontrado nas águas do norte da Austrália.

A Wildlife Conservation Society considera importante esta descoberta na medida em que poderá contribuir para reforçar os programas de conservação.

Duas de três espécies de golfinhos jubarte já conhecidas estão em declínio e consideradas ameaçadas devido à perda de habitat e da pesca.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.