Açoriano Oriental
Economia
Derrapagem nas Portas do Mar pode chegar aos 50 por cento
Os números foram divulgados pelo governo regional, depois de um requerimento do PSD/Açores que pretendia saber quanto custou a obra.
Derrapagem nas Portas do Mar pode chegar aos 50 por cento

Autor: Carla Dias
 Inicialmente estava previsto custar 44,5 milhões de euros, mas depois de várias alterações ao projecto e trabalhos a mais, a obra ficou em 53,7 milhões de euros. Isto sem contar com os 3 milhões de revisão de preço e mais 434 mil euros de juros de mora.

Ou seja, 57,2 milhões de euros, mas a que ainda pode vir a acrescentar mais 10 milhões de euros. Isto porque em tribunal está um diferendo entre o empreiteiro e o dono da obra a Administração dos Portos de São Miguel e Santa Maria. A empresa reclama o pagamento de 9,9 milhões e que ainda não foram decididos.

Números que constam de uma resposta do governo ao PSD/Açores, que em Fevereiro de 2009 enviou um requerimento ao executivo para saber quanto tinha custado a obra. Um ano depois o governo dá uma resposta.

De acordo com o documento, enviado pelo executivo à Assembleia Regional, o contrato das Portas do Mar sofreu quatro alterações.

A primeira, realizada em Março de 2007, foi no valor de 3 milhões de euros. Sendo a maior rubrica de 1 milhão de euros, só para erros e omissões.

A segunda alteração, feita em Outubro do mesmo ano, contempla mais 1,7 milhões de euros, sendo que só para o equipamento da Marina foram gastos 990 mil euros. Já os erros e omissões custaram mais 111 mil euros.

Em Janeiro de 2008 a terceira alteração custa mais 3,3 milhões de euros. Nesta alteração entra a primeira fase do pipeline de abastecimento do novo terminal de cruzeiros, orçado em 1 milhão de euros, a que se juntam as alterações ao Pavilhão do Mar por mais 903 mil euros.

Nova alteração ao projecto em Maio de 2008, com o custo de 1,4 milhões, onde se inclui nova alteração ao Pavilhão do Mar.

De acordo com o documento facultado pelo governo, só esta estrutura custou 1,6 milhões de euros só em trabalhos a mais. Em erros e omissões foram mais 1,1 milhões de euros em todo o projecto.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados