Açoriano Oriental
Debate de urgência sobre exames escolares marca agenda parlamentar nos Açores

Os maus resultados dos alunos dos Açores nos exames do programa internacional PISA, divulgados na passada semana, serão o tema de um debate de urgência que irá decorrer na terça-feira, no arranque do plenário do Parlamento dos Açores.

Debate de urgência sobre exames escolares marca agenda parlamentar nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

A iniciativa surge por proposta da bancada do PSD para confrontar o executivo socialista dos Açores com os "dececionantes" resultados obtidos pelos alunos das ilhas, que pioraram em relação aos exames realizados em 2015.

O PISA - Programme for International Student Assessment é um estudo trienal que avalia as literacias de alunos de 15 anos de idade em leitura, ciências e matemática.

Os Açores registaram dos piores resultados em Portugal, tanto em leitura, como em ciências e matemática, piorando em relação a 2015, embora o Governo Regional desvalorize os dados.

Portugal manteve-se acima da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que produz o relatório, nos três domínios desde 2015, mas o arquipélago dos Açores encontra-se muito abaixo da média nacional.

Segundo a agenda de trabalhos do parlamento regional, os sociais-democratas apresentam outras cinco propostas neste plenário, com destaque para uma alteração ao programa Fundopesca, que apoia os pescadores em caso de mau tempo, e a criação de uma comissão de acompanhamento dos prejuízos causados pelo furacão Lorenzo em outubro.

Sobre este tema há também uma outra proposta em análise, apresentada pelo CDS e pelo PS, que defendem, em alternativa, a criação de um grupo de trabalho, dentro da Comissão Parlamentar de Economia, para acompanhar o processo de recuperação.

O PPM leva quatro propostas a plenário, uma delas relacionada com os estragos provocados pelo furacão e com as restrições no abastecimento de mercadorias às ilhas das Flores e do Corvo, e outra sobre o funcionamento do Serviço Regional de Saúde.

O BE apresenta também uma proposta na área da saúde no parlamento, a juntar a outra sobre o Fundopesca e sobre a incineração em São Miguel.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados