Espanha

Crianças com consultas dentárias grátis


 

Lusa / AO online   Internacional   11 de Out de 2007, 15:40

As crianças com idades entre os 07 e os 08 anos a viver em Espanha vão passar a ter consultas dentárias gratuitas a partir de 2008, no âmbito de um programa negociado pelo governo central e comunidades autónomas.
    O plano foi já aprovado pelo Conselho Inter-territorial de Saúde que aprovou ainda a inclusão da vacina contra o papiloma humano, para prevenir o cancro do colo do útero, no calendário de vacinas gratuitas.

    Bernat Soria, ministro da Saúde e Consumo, explicou aos jornalistas que até 2012 o acesso gratuito ao dentista será progressivamente alargado a todas as crianças até aos 15 anos.

    O plano de saúde dental inclui revisões periódicas nos dentistas, instruções sobre dieta e saúde da boca, aplicação de flúor tópico, avaliação das cáries e emplastres, entre outros aspectos.

    No que toca à vacina do cancro do útero, caberá a cada região autónoma determinar a idade em que começará a ser ministrado e decidir quando arranca o programa, que terá que estar universalizado até 2010.

    Os custos das iniciativas serão divididos em partes iguais pelos orçamentos geral de Estado e de cada uma das comunidades autónomas.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.