Crédito com garantia mútua para universitários volta em janeiro

O estudantes universitários podem voltar a pedir crédito bancário com garantia mútua a partir do princípio de janeiro, anunciou hoje o presidente do Sistema Nacional de garantia Mútua.


Segundo um comunicado do Sistema Nacional de Garantia Mútua, até final da primeira semana do mês já deverão ser aceites candidaturas ao crédito nos balcões dos bancos aderentes à linha de crédito com garantia mútua, que também deverão ser anunciados nessa altura.

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) anunciou quarta-feira o reinício do sistema, suspenso desde o início do ano letivo.

Ao abrigo da linha de crédito com garantia mútua para estudantes do Ensino Superior, o Estado comprometeu-se, anualmente, a reforçar o fundo de contra garantia mútuo com o capital necessário para assegurar a sua continuidade.

Segundo o Ministério da Educação e Ciência, o sistema agora retomado permite aos estudantes financiar os seus estudos superiores, beneficiando de uma garantia prestada pelo Estado português, através do Sistema de Garantia Mútua, que dispensa a intervenção de terceiros, com uma taxa de juro baixa e um prazo alargado de reembolso.

PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias