Açoriano Oriental
Covid-19: Madeira com seis casos novos e um total de 69 de infeções ativas

A Madeira registou esta sexta feira seis casos de covid-19 e quatro recuperados, passando a contabilizar um total de 69 infeções ativas, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), referindo que há também cinco situações suspeitas em estudo.

Covid-19: Madeira com seis casos novos e um total de 69 de infeções ativas

Autor: AO Online/ Lusa

"Hoje há seis novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 234 casos confirmados de covid-19", salienta a entidade em comunicado, esclarecendo que se tratam de cinco casos importados (dois provenientes da Polónia, um do Reino Unido, um do Senegal e um da região de Lisboa e Vale do Tejo) e um caso de transmissão local.

O IASAÚDE refere que, em relação ao caso de transmissão local, a investigação epidemiológica está em curso desde o início do dia de hoje e, até ao momento, não foram identificados novos casos positivos entre os contactos.

"A região mantém 165 casos recuperados de covid-19, pelo que são 69 os casos ativos, dos quais 59 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e dez são casos de transmissão local", lê-se no comunicado.

Em relação ao isolamento dos casos positivos, 39 pessoas estão numa unidade hoteleira dedicada, 29 em alojamento próprio e um doente encontra-se internado na Unidade Polivalente dedicada ao novo coronavírus no Hospital Central do Funchal.

"Há ainda a reportar cinco situações em estudo pelas autoridades de saúde, três provenientes da operação de rastreio do aeroporto e dois contactos de casos positivos", indica o IASAÚDE.

À data, 14.812 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação ‘MadeiraSafe', das quais 7.048 estão em vigilância ativa.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, em vigor desde 01 de julho, há a reportar um total cumulativo de 71.103 colheitas para teste à covid-19 realizadas até às 17:00 de hoje.

O IASAÚDE assinala, por outro lado, que, em complemento a esta operação, foram já efetuados 30.239 testes nos vários laboratórios contratualizados pelo Governo Regional no continente português, local de origem dos viajantes.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 34,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.983 pessoas dos 77.284 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados