Açoriano Oriental
Covid-19: Dois novos casos e uma nova recuperação em São Miguel

A Autoridade de Saúde Regional informa que, decorrentes das 1.219 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados dois casos positivos de COVID-19, e registada uma recuperação na ilha de São Miguel.

Covid-19: Dois novos casos e uma nova recuperação em São Miguel

Autor: AO Online/ GaCS

Foi diagnosticado um indivíduo do sexo masculino, com 24 anos de idade, residente na Região, contacto próximo de alto risco com um caso positivo, seu coabitante, que, cumprindo isolamento profilático, obteve resultado negativo no teste realizado no início do seu isolamento e resultado positivo no novo teste efetuado no fim dos 14 dias.

O outro caso diagnosticado reporta-se a um indivíduo do sexo feminino, com 25 anos de idade, que desembarcou na Região a 19 de setembro, proveniente de ligação aérea com o território continental, e que obteve resultado positivo no teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 realizado à chegada.

Os casos apresentam situação clínica estável e foram já diligenciados, pelas Delegações de Saúde Concelhias, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos, bem como todos os inerentes ao aprofundamento da investigação epidemiológica.

Registou-se ainda a recuperação de um indivíduo do sexo masculino, com 42 anos de idade, na ilha de São Miguel, elevando para 173 o número de casos recuperados na Região.

É de registar ainda o caso de um indivíduo do sexo feminino, com 34 anos de idade, que, cumprindo com critérios de cura para a COVID-19 em território continental, saiu da ilha de São Miguel com destino a este último.

Assim, até ao momento, foram detetados na Região 264 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente 45 casos positivos ativos, dos quais 35 na ilha de São Miguel, sete na ilha Terceira, dois na ilha do Pico e um na ilha Graciosa.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24

Para mais informação deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores sobre o controlo da pandemia na Região, em https://destinoseguro.azores.gov.pt/, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.

O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h30 e as 18h30, nos dias úteis, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.

 


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados