Açoriano Oriental
Covid-19: Açores abrem inscrições para adesão ao selo “Clean & Safe"

As empresas de turismo nos Açores podem inscrever-se, a partir deste sábado, para adesão ao selo “Clean & Safe Açores”, cuja atribuição tem por base o Manual de Boas Práticas Covid-19.

Covid-19: Açores abrem inscrições para adesão ao selo “Clean & Safe"

Autor: AO Online/ Lusa

Trata-se de um manual elaborado "em parceria com a Secretaria Regional da Saúde", disponibilizado por módulos temáticos e que "visa garantir que todas as questões de saúde pública estão salvaguardadas para visitantes e para profissionais do setor", ao mesmo tempo que "permite reforçar a confiança nos Açores enquanto destino turístico", explica o executivo regional numa nota enviada hoje às redações.

Segundo a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, a atribuição do selo (que, em português, significa “seguro e limpo”) o manuel de boas práticas foi concluído com os “contributos das várias entidades representativas do setor".

"A adaptação e implementação do selo nos Açores é da responsabilidade da Direção Regional do Turismo e a sua atribuição está sujeita a uma formação ‘online’ gratuita prestada às empresas e entidades aderentes", acrescenta.

Os interessados em aderir ao selo devem submeter o formulário disponível em https://clean-safe.azores.gov.pt/adesao.aspx, recebendo um contacto posterior, através de email, com informação detalhada sobre datas, contexto da formação específica da sua área e instruções para inscrição.

De acordo com a nota, cada entidade "deve designar um representante para participar na formação, que ficará responsável por transmitir aos restantes colaboradores os conteúdos inerentes ao manual da sua área de trabalho".

As formações vão decorrer por áreas temáticas, de acordo com os módulos do manual, e terão uma duração entre uma hora e meia e duas horas, sendo limitadas a um máximo de 250 participantes por ação.

Após a formação, cada participante terá o ‘kit’ do respetivo selo e "a sua manutenção implicará um compromisso forte por parte de todas as empresas no que diz respeito à concretização e monitorização das ações e das regras subjacentes ao documento".

"Pretende-se sensibilizar as empresas que operam no setor turístico para as medidas básicas de prevenção e controlo da infeção covid-19, assim como fornecer informações aos participantes, ajudando-os a operacionalizar procedimentos adaptados à realidade e ao contexto das suas organizações", sublinha a nota, indicando que os interessados podem obter mais informações em https://clean-safe.azores.gov.pt.

Também o Turismo de Portugal e a Madeira criaram selos para certificar as empresas turísticas no contexto da pandemia de covid-19.

Os Açores não registaram nas últimas 24 horas novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus e têm apenas dois doentes por recuperar na ilha de São Miguel, segundo a Autoridade de Saúde Regional.

Até ao momento, já foram detetados na região um total de 146 casos de infeção, verificando-se 128 recuperados, 16 óbitos e dois casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, ambos na ilha de São Miguel.

Portugal regista hoje 1.396 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na sexta-feira, e 32.203 infetados, mais 257, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados