Corveta João Roby ruma aos Açores para mais uma missão

O NRP João Roby largou esta sexta-feira da Base Naval de Lisboa para mais uma missão na Zona Marítima dos Açores, integrando o dispositivo naval permanente da Região onde permanecerá até ao dia 18 de setembro.



De acordo com comunicado da Marinha Portuguesa, o NRP João Roby rende o NRP Viana do Castelo que após terminar a missão irá navegar rumo a Lisboa.

A corveta João Roby, comandada pelo Capitão-tenente Pedro Miguel Costa Caetano, tem como missão exercer ações de patrulha e vigilância marítima, proteção e controlo das atividades económicas, científicas e culturais ligadas ao mar, bem como de proteção dos recursos naturais e defesa do ambiente, através da prevenção e combate à poluição marinha naquele arquipélago.


Para além da missão de busca e salvamento, o NRP João Roby realizará o embarque dos cadetes de segundo ano da Escola Naval na habitual viagem de instrução de final de ano.

PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias