Açoriano Oriental
Coreia do Norte anuncia lançamento de novo "rocket" nas próximas semanas
A Coreia do Norte anunciou hoje que nas próximas semanas será lançado um novo "rocket" de longa distância, depois de uma tentativa falhada em abril, segundo uma declaração do Comité para a Tecnologia Espacial.
Coreia do Norte anuncia lançamento de novo "rocket" nas próximas semanas

Autor: Lusa / AO online

 

A concretizar-se entre 10 e 22 deste mês, esta será a segunda tentativa de lançamento sob a liderança de Kim Jong Un, que chegou ao poder na sequência da morte do pai, Kim Jong Il, há cerca de um ano.

Um porta-voz não identificado do Comité Coreano para a Tecnologia Espacial afirmou que a Coreia do Norte “analisou os erros” cometidos em abril e melhorou a precisão do ‘rocket’ e satélite, de acordo com a agência oficial de notícias, citada pela Associated Press (AP).

A declaração esclarecia que o projétil vai conter um satélite para observação do planeta, ainda que, de acordo com a AP, os EUA considerem os testes norte-coreanos como experiências encobertas para tecnologia bélica de longa distância proibida pelas Nações Unidas.

É também esperado que o anúncio atraia uma renovada vaga de críticas quer dos EUA quer do Japão e da Coreia do Sul, que realiza eleições presidenciais a 19 de dezembro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados