Convento de Santo André em Vila Franca do Campo em Roteiro

Carregando o video...

 

Tânia Silva   Regional   15 de Ago de 2008, 11:50

Considerado como uma “relíquia histórica” para a população da Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, o Convento de Santo André, popularmente conhecido como “o Convento das Freiras”, é o ponto de interesse que o Açoriano Oriental e a AGIRA lhe aconselham a visitar. (COM VÍDEO)
O Convento de Santo André foi mandado construir em 1522 (ano em que se deu o terramoto que soterrou Vila Franca do Campo) por André Gonçalves de Sampaio, o Congro, e seus primos, sendo a sua fachada inteiramente modificada no século XIX. Esta abadia representa um exemplar da arquitectura religiosa da ilha de São Miguel. Ornamentada com elementos decorativos barrocos e neoclássicos, ao visitar o seu interior podemos contemplar a capela-mor revestida a azulejos datados do século XVIII, representando os Passos da Vida e a Paixão de Cristo, bem como o tecto de caixotões com pinturas.
O Palratório, parte única que restou, é hoje um dos focos de interesse da visita a este convento. É curioso salientar que nos inícios do século XX, o palratório serviu para albergar, por alguns anos, o Instituto vilafranquense, estabelecimento de ensino secundário.
A história do Convento de Santo André está intimamente ligada à história do Convento da Caloura, na Lagoa. Mosteiro ao qual foi oferecida a imagem do “Ecce Homo”, pelo Papa Paulo III.
A construção do Convento da Caloura data o século XVI. No entanto, pela aproximação das piratarias francesas e pelo convento se situar em lugar deserto provocou a mudança de algumas religiosas para outros locais. Umas, foram para Vila Franca do Campo, onde se viria a construir o Convento de Santo André, e outras deslocaram-se para Ponta Delgada, para o Convento da Nossa Senhora da Esperança. Hoje conhecido como o Santuário do Senhor Santo Cristo.
O Convento de Santo André pertence actualmente à Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo e sofreu recentemente obras de restauro.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.