Açoriano Oriental
Comunidade portuguesa lança petição para salvar mural de azulejos em Sydney
Uma comunidade portuguesa na Austrália lançou uma petição contra a remoção de um mural de um artista português devido à construção de um empreendimento imobiliário no bairro de Petersham, em Sydney, declarou a criadora da petição, Cátia Nunes.
Comunidade portuguesa lança petição para salvar mural de azulejos em Sydney

Autor: Lusa/AO online

“A ideia da petição é fazer pressão para que o mural fique lá ou, se não ficar lá, pelo menos que se ouça a comunidade para saber qual o melhor sítio para se colocar este mural. Mas, a partida, as pessoas querem que permaneça no local”, declarou à Lusa Cátia Nunes, que criou um sítio eletrónico voltado para as comunidades lusófonas no país, o 'Portuguese in Australia'.

A petição - https://www.change.org/p/petition-to-clr-mark-gardiner-mayor-of-marrickville-save-petersham-s-mural# - foi criada há três dias e já tem mais de 400 assinaturas.

“Estamos com a esperança que chegue as mil assinaturas até ao dia que supostamente será tomada uma decisão em relação ao empreendimento na câmara de Marrickville, uma espécie de junta de freguesia que engloba o bairro português, no dia 11 de novembro”, sublinhou.

Cátia Nunes referiu que o mural, inaugurado em 2002 pelo então Presidente da República Jorge Sampaio, é uma obra do artista português Luís Geraldes, residente na Austrália.

Intitulado “Mundo frágil em constante expansão”, o mural tem 30 metros de comprimento por três metros de altura e é constituído por oito mil azulejos tradicionais e, segundo a portuguesa, seria muito difícil a sua remoção para outro local.

A obra, que levou 14 meses para ser concluída, tem um grande significado cultural, social e emocional para a comunidade portuguesa de Petersham, bairro de grande concentração de comércio e residentes portugueses.

De acordo com Cátia Nunes, para o local existe um projeto de construção de um edifício com 34 apartamentos e algumas lojas.

“Fiquei a saber, há mais ou menos uma semana, através da cônsul portuguesa em Sydney que iria ser construído um edifício no sítio onde está este mural. Como muitas pessoas estavam insatisfeitas com a situação, falou-se numa petição. Como tenho uma rede grande de contactos, inclusivamente através do Facebook e outras redes sociais, lembrei-me de aproveitar isso e criei a petição ”, sublinhou Cátia Nunes, que mora em Melbourne, mas que está a ajudar a comunidade de Petersham.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados