Açoriano Oriental
EUA/Eleições
Composição do grupo anunciado por Joe Biden para combater pandemia

O Presidente eleito dos EUA anunciou que o ex-cirurgião-geral Vivek Murthy, o ex-comissário da Food Drug Administration David Kessler e a investigadora de Yale Marcella Nunez-Smith vão copresidir ao seu grupo de combate à pandemia de covid-19.

Composição do grupo anunciado por Joe Biden para combater pandemia

Autor: Lusa/AO Online

O grupo, cujo objetivo é traçar uma estratégia para conter a propagação da pandemia do novo coronavírus até à tomada de posse de Joe Biden, em janeiro, conta ainda com Rick Bright, especialista em vacinas e antigo diretor da Autoridade de Pesquisa e Desenvolvimento Avançado Biomédico.

Bright registou uma denúncia alegando ter sido transferido para um cargo inferior por ter resistido à pressão política para permitir o uso generalizado de hidroxicloroquina, um medicamento contra a malária promovido pelo Presidente Donald Trump como tratamento para a covid-19.

Os restantes membros incluem Luciana Borio, especialista em biodefesa, Ezekiel Emanuel, oncologista e presidente de bioética do Instituto Nacional de Saúde, Atul Gawande, conselheiro de saúde do governo Clinton e especialista em cirurgia e Celine Gounder, especialista em doenças infecciosas que estudou p HIV/Sida e tuberculose.

O grupo é ainda composto por Julie Morita, especialista em pediatria e imunização; Michael Osterholm, especialista em doenças infecciosas e epidemiologia, Loyce Pace, especialista em saúde global e Robert Rodriguez, especialista em medicina de emergência que fez investigação sobre a saúde mental de afetados por covid-19.

A equipa conta ainda com Eric Goosby, especialista em doenças infecciosas que trabalhou com o vírus HIV/Sida.

O anúncio da criação deste grupo foi feito por Joe Biden no domingo, tendo como objetivo a preparação de uma estratégia contra a propagação da pandemia, que esteja pronta quando Biden tomar posse, em 20 de janeiro, como Presidente dos Estados Unidos.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (237.584) e também com mais casos de infeção confirmados (mais de 9,9 milhões).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados