Açoriano Oriental
Comité das Regiões aprova parecer sobre turismo costeiro apresentado por Vasco Cordeiro
O Comité das Regiões aprovou terça-feira, em Bruxelas, o parecer apresentado pelo presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, sobre a estratégia europeia para o crescimento e emprego no setor do turismo costeiro e marítimo
Comité das Regiões aprova parecer sobre turismo costeiro apresentado por Vasco Cordeiro

Autor: LUSA/AO online

O documento foi aprovado por uma maioria significativa, com Vasco Cordeiro a afirmar que demonstra a atenção das instituições comunitárias em relação à importância do turismo costeiro e marítimo na Europa.

"É um setor que por toda a Europa emprega um número muito significativo de pessoas e atrai 60% do turismo a nível europeu. Isso mostra o seu potencial, mas também o cuidado que é preciso ter. É um contributo para o crescimento económico e para a criação de emprego em cada uma dessas regiões", afirmou, após a votação.

O presidente do Governo dos Açores defendeu que o parecer visa reforçar a necessidade de dar destaque a determinados temas, como o papel dos poderes locais e regionais na concretização desta abordagem, o caso específico das ilhas e a criação de uma Federação Europeia de Agências e Gabinetes de Turismo das Regiões Costeiras e Marítimas

“Tudo isto envolvido pela utilização do próximo quadro financeiro para proporcionar os investimentos que possam ajudar as regiões costeiras", explicou.

Vasco Cordeiro salientou que nos Açores o turismo náutico é muito importante e referiu que a presença da região nas instituições que possam ajudar a promovê-la é "um aspeto fundamental".

O Comité das Regiões é um dos órgãos de consulta das instituições europeias, emitindo pareceres em domínios políticos como o emprego, formação profissional, coesão económica e social, política social, saúde, educação e cultura, ambiente, alterações climáticas, energia, transportes e redes transeuropeias, proteção civil e serviços de interesse geral e noutras matérias, como as que digam respeito à cooperação transfronteiriça, sempre que uma daquelas instituições o considere oportuno ou sempre que considerar que estão em causa interesses regionais específicos.

A Região Autónoma dos Açores tem assento no Comité das Regiões desde a sua criação, estando presentemente representada pelo presidente do Governo Regional na Comissão de Recursos Naturais e na Comissão de Ambiente, Alterações Climáticas e Energia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados