Açoriano Oriental
Começa esta quinta-feira 3ª fase de acesso ao ensino superior com quase 12 mil vagas
A terceira e última fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior começa esta quinta-feira, com quase 12 mil vagas disponíveis, que ficaram por preencher no final da segunda fase.
Começa esta quinta-feira 3ª fase de acesso ao ensino superior com quase 12 mil vagas

Autor: Lusa/AO Online

 

Mais de metade das vagas a concurso na 2ª fase de acesso ao ensino superior ficou por preencher, com 11.648 lugares deixados vagos em 20.818 colocados a concurso, indicam dados divulgados pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

A segunda fase de acesso teve também menos cerca de 1.500 candidatos do que em 2012, confirmando a redução da procura pelo ensino superior público que já se tinha evidenciado na primeira fase do concurso e em anos anteriores.

Entre as instituições são os politécnicos os mais afetados pela quebra no número de candidatos ao ensino superior, e os cursos de engenharias revelaram este ano ser os menos atrativos para os estudantes.

O ministro da Educação, Nuno Crato, já disse estar satisfeito com a taxa de alunos no ensino superior e adiantou ter requerido aos serviços "um primeiro inquérito" para analisar a falta de candidaturas.

"Temos uma taxa de alunos no ensino superior que não nos satisfaz, que tem de aumentar, o número de alunos que chega às universidades e que conclui [os cursos] nas universidades e politécnicos tem de aumentar e estamos a tomar medidas neste sentido", declarou.

A terceira fase de acesso ao ensino superior público decorre até 07 de outubro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados