Açoriano Oriental
Clubes de Protecção Civil arrancaram hoje na Região
O programa Clubes de Protecção Civil, que pretende sensibilizar os jovens para as medidas de segurança, arrancou esta segunda-feira nos Açores, estimando as autoridades regionais que possa abranger mais de 7000 alunos de 16 escolas neste ano lectivo.

Autor: Lusa/AO online
"Nada melhor do que começar pelas escolas porque os jovens acabam por transmitir mensagens em duplicado, dentro das escolas e para a família e restante comunidade", afirmou José Contente, secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, na cerimónia de apresentação do programa em Angra do Heroísmo, na Terceira.

José Contente frisou que "os cidadãos de amanhã ensinam melhor do que ninguém aos seus pais e família aquilo que aprendem", acrescentando que esta é uma forma de "multiplicar uma mensagem de cultura de segurança".

Os Clubes de Protecção Civil são um projecto do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, que surge na sequência do projecto 'Escola Segura: Instruções Gerais de Segurança", que abrangeu mais de 20 mil alunos.

O projecto, que envolve alunos, professores, auxiliares de educação, pais e encarregados de educação, inclui acções de sensibilização e prevenção, mas também a difusão de conhecimentos práticos de segurança para o desenvolvimento de competências ao nível da protecção e autoprotecção

Nesse sentido, está prevista a realização de actividades como exposições, jogos interactivos, visitas de estudo, exercícios e simulacros, além de conferências e palestras sobre temas como sismologia, ambiente, vulcanologia ou climatologia.

Na inauguração de cada clube será apresentada uma peça de teatro pelos grupos 'Fala Quem Sabe' ou 'As Descalças', numa iniciativa que José Contente frisou ser "um modo divertido" de passar a informação.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados