Açoriano Oriental
Covid-19
Cimeira virtual dos líderes da UE no dia 29 para discutir pandemia

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia vão reunir-se pela terceira vez em outubro, desta feita por videoconferência, dia 29, para discutir a situação da pandemia de covid-19, anunciou o presidente do Conselho Europeu.

Cimeira virtual dos líderes da UE no dia 29 para discutir pandemia

Autor: Lusa/AO Online

“Convido os líderes para uma videoconferência informal em 29 de outubro de 2020 sobre a covid-19. Temos de reforçar o nosso esforço coletivo para combater a covid-19”, escreveu ao início da noite Charles Michel na sua conta oficial na rede social Twitter.

Esta reunião dos 27 segue-se aos Conselhos Europeus presenciais, realizados em Bruxelas em 01 e 02 de outubro e na passada semana, dias 15 e 16, tendo nesta última cimeira os chefes de Estado e de Governo acordado falar entre si “regularmente” sobre a situação da pandemia na Europa.

“Ficou estabelecido que não só em todos os Conselhos presenciais haverá um ponto dedicado à covid-19, como a presidência alemã [do Conselho da UE] irá organizar com alguma regularidade reuniões informais por videoconferência, para todos irmos continuando a acompanhar a evolução da pandemia, procurar harmonizar práticas, definir critérios idênticos para as quarentenas e reconhecimento mútuo dos testes”, indicou na passada sexta-feira o primeiro-ministro, António Costa, no final da cimeira de Bruxelas.

A situação epidemiológica tem vindo a agravar-se em todo o território europeu, levando a generalidade dos Estados-membros a adotar de novo medidas mais restritivas para tentar travar o aumento dos contágios.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados