Covid-19

Cimeira virtual dos líderes da UE no dia 29 para discutir pandemia

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia vão reunir-se pela terceira vez em outubro, desta feita por videoconferência, dia 29, para discutir a situação da pandemia de covid-19, anunciou o presidente do Conselho Europeu.



“Convido os líderes para uma videoconferência informal em 29 de outubro de 2020 sobre a covid-19. Temos de reforçar o nosso esforço coletivo para combater a covid-19”, escreveu ao início da noite Charles Michel na sua conta oficial na rede social Twitter.

Esta reunião dos 27 segue-se aos Conselhos Europeus presenciais, realizados em Bruxelas em 01 e 02 de outubro e na passada semana, dias 15 e 16, tendo nesta última cimeira os chefes de Estado e de Governo acordado falar entre si “regularmente” sobre a situação da pandemia na Europa.

“Ficou estabelecido que não só em todos os Conselhos presenciais haverá um ponto dedicado à covid-19, como a presidência alemã [do Conselho da UE] irá organizar com alguma regularidade reuniões informais por videoconferência, para todos irmos continuando a acompanhar a evolução da pandemia, procurar harmonizar práticas, definir critérios idênticos para as quarentenas e reconhecimento mútuo dos testes”, indicou na passada sexta-feira o primeiro-ministro, António Costa, no final da cimeira de Bruxelas.

A situação epidemiológica tem vindo a agravar-se em todo o território europeu, levando a generalidade dos Estados-membros a adotar de novo medidas mais restritivas para tentar travar o aumento dos contágios.

PUB

Informação transmitida pela GNR impede tripulação de veleiros de desembarcar no porto das Lajes das Flores, mesmo sendo proveniente do espaço Schengen. Economia local pode sofrer impacto, visto que anualmente chegam, em média, cerca de 300 veleiros à ilha. Tema já foi levantado pela Iniciativa Liberal/Açores, que pediu esclarecimentos ao Governo Regional