Açoriano Oriental
Chuva vai continuar forte nos grupos Central e Oriental
A Proteção Civil dos Açores emitiu esta terça-feira de manhã um alerta tendo em conta que "a chuva vai continuar forte nas próximas horas nos grupos Central e Oriental" do arquipélago, que vão estar sob aviso amarelo.
Chuva vai continuar forte nos grupos Central e Oriental

Autor: Lusa/AO online

Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) o aviso amarelo, referente a precipitação, estende-se até às 21:00 de hoje.

No caso das ilhas dos grupos Oriental (São Miguel e Santa Maria) o aviso amarelo vigora até às 03:00 de quarta-feira.

O aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, pressupõe situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) lembra que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda medidas de autoproteção para estas situações.

Assim, aconselha a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

Manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas, não despejar lixo ou entulho nas ribeiras, bem como evitar obstruí-las com troncos ou ramadas, são outras das recomendações.

Aos condutores é recomendada uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

A Proteção Civil açoriana recomenda ainda a fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas montadas ou suspensas e especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.

É ainda desaconselhada a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados